top of page

Ex-detento Condenado por Crime Brutal Contra Criança é Morto a Tiros em Sinop

  • Foto do escritor: Oeste MT Urgente
    Oeste MT Urgente
  • 11 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura
João Ferreira da Silva
João Ferreira da Silva

João Ferreira da Silva, cuja condenação marcou a história criminal de Sinop pelo assassinato e abuso do menino Bruno Aparecido dos Santos, em 2005, foi executado a tiros na manhã desta quarta-feira (10). Ele havia deixado recentemente o sistema prisional após cumprir parte de uma pena total que somava 52 anos.


O Crime que Chocou Mato Grosso

O caso de João Ferreira da Silva ganhou repercussão nacional pela crueldade. Em outubro de 2005, a cidade de Sinop foi abalada pela descoberta do corpo de Bruno Aparecido dos Santos, de apenas 9 anos.

  • O garoto foi atraído por Silva para uma casa em construção no bairro Nossa Senhora Aparecida.

  • Bruno foi vítima de agressão, violência e, por fim, assassinato.

  • Seu corpo foi encontrado nu, com as mãos atadas, enterrado em uma cova rasa. As roupas foram localizadas em uma sacola próxima.


A Descoberta e a Confissão

A investigação que levou à prisão de Silva começou de forma inesperada. O criminoso tentou, pouco tempo depois, praticar violência contra um segundo menino, de 12 anos, em uma construção vizinha.

  • No local, a polícia encontrou evidências cruciais, incluindo bolinhas de gude que pertenciam a Bruno e pedaços de madeira com manchas de sangue.

  • Após ser detido, João Ferreira da Silva confessou o crime e guiou os policiais até o local onde o corpo de Bruno estava escondido.


Revolta Popular e Trajetória Prisional

A brutalidade do ato gerou uma onda de revolta na população de Sinop.

  • Cerca de 500 pessoas se mobilizaram e tentaram invadir a delegacia com o objetivo de linchar o criminoso.

  • Devido ao risco, Silva precisou ser transferido para Cuiabá. Ele chegou a fugir do sistema prisional, mas foi recapturado horas depois em um terminal rodoviário.

Em 2008, João Ferreira da Silva foi condenado a 42 anos de reclusão pelo homicídio de Bruno. Ele também recebeu uma segunda pena de 10 anos por atentado violento ao pudor contra outra criança, totalizando 52 anos de condenação.


Execução e Investigações

A morte de João Ferreira da Silva acontece logo após sua saída da Penitenciária Ferrugem. Ele foi executado a tiros na manhã desta quarta-feira (10) em Sinop.

A Polícia Civil de Mato Grosso está à frente das investigações para apurar as circunstâncias do assassinato. Uma das linhas de apuração é a de que a motivação do crime pode estar relacionada ao histórico criminal e às penas que ele cumpria, sendo considerado um possível "acerto de contas".


Comentários


bottom of page