top of page

Michelle aparece bem em pesquisa na eleição contra Lula em 2026

  • Foto do escritor: Oeste MT Urgente
    Oeste MT Urgente
  • 8 de nov.
  • 2 min de leitura

Levantamento Gerp indica vantagem da ex-primeira-dama no primeiro turno e empate com o petista no segundo


ree

A um ano das eleições presidenciais de 2026, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) surge nas pesquisas como a candidata favorita do bolsonarismo para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em um cenário de primeiro turno, ela aparece com 30% das intenções de voto, enquanto o petista tem 35%, segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Gerp nesta sexta-feira, 7.


O levantamento aponta que, em um eventual segundo turno entre Michelle e Lula, a ex-primeira-dama alcançaria 47% dos votos, e o atual presidente teria 44%, configurando empate técnico dentro da margem de erro de 2,24 pontos percentuais.


Já o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria 21% no primeiro turno, contra 33% de Lula. Em um confronto direto no segundo turno, também haveria empate técnico: 44% para Tarcísio e 43% para o presidente.


Jair Bolsonaro, por sua vez, aparece com 37% no primeiro turno, enquanto Lula marca 36%. No segundo turno, o ex-presidente venceria o petista por 47% a 42%. Bolsonaro, no entanto, está impedido de disputar eleições devido a condenações de inelegibilidade na Justiça Eleitoral e no STF — onde também recebeu pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, abolição do estado de direito e organização criminosa.


Ao serem perguntados sobre quem Bolsonaro deveria indicar como sucessor, 30% dos bolsonaristas apontaram Michelle, enquanto 24% preferem Tarcísio. Outros 7% defendem o apoio ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e 4% ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Já 25% dos entrevistados afirmam que o ex-presidente não deveria indicar nenhum desses nomes.


A pesquisa do Instituto Gerp ouviu 2.000 eleitores de todas as regiões do país entre 1º e 5 de novembro de 2025. O levantamento tem margem de erro de 2,24 pontos percentuais, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95,55%.


ree

Comentários


bottom of page