top of page

Governo de MT planeja distribuir Mounjaro e promete zerar fila de cirurgias bariátricas

  • Foto do escritor: Oeste MT Urgente
    Oeste MT Urgente
  • 20 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Secretário Gilberto Figueiredo confirma estudos para adoção do medicamento na rede pública e garante manutenção da bariátrica no programa Fila Zero


Secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo
Secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo

O Governo de Mato Grosso estuda a possibilidade de distribuir o medicamento Mounjaro na rede estadual de saúde como estratégia de enfrentamento à obesidade e ao diabetes. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante a inauguração do Hospital Central, realizada na tarde desta sexta-feira (19).

Segundo o secretário, embora a oferta do medicamento ainda seja, atualmente, uma atribuição municipal, o Estado já conduz estudos técnicos para avaliar a viabilidade da adoção de um protocolo próprio, rigoroso e bem estruturado, para eventual fornecimento do remédio pelo SUS estadual.

“O Governo do Estado estuda, sim, a possibilidade de implantar o protocolo do Mounjaro. Mas isso precisa ser feito com muita responsabilidade. Não pode ser populismo. Estamos falando de um medicamento de alto custo, que exige um investimento substancial e que ainda não foi incorporado pelo Ministério da Saúde à rede pública”, destacou Figueiredo.

Apesar das limitações, o secretário adiantou que os estudos estão em andamento e que a iniciativa poderá representar um avanço importante no combate a doenças crônicas que impactam diretamente a qualidade de vida da população e a sobrecarga do sistema de saúde.


Cirurgias bariátricas

Durante a entrevista, Gilberto Figueiredo também abordou a situação das cirurgias bariátricas em Mato Grosso, atualmente uma das maiores filas de espera do estado, com cerca de 1.500 pacientes aguardando o procedimento.

Como medida para enfrentar o problema, o secretário anunciou que a cirurgia bariátrica foi oficialmente incluída no programa Fila Zero. Com isso, municípios de todo o estado poderão contratar o serviço na rede privada, com custeio integral por parte do Governo de Mato Grosso.

“A cirurgia bariátrica já está no Fila Zero e não será retirada do programa enquanto não zerarmos essa fila, assim como ocorre com outros procedimentos”, garantiu o secretário.

A expectativa da Secretaria de Estado de Saúde é acelerar os atendimentos e reduzir significativamente o tempo de espera dos pacientes, garantindo acesso ao tratamento e melhorando os indicadores de saúde pública no estado.


Comentários


bottom of page