top of page

Janaina Riva reafirma MDB à direita em MT e mira alianças para viabilizar Senado em 2026

  • Foto do escritor: Oeste MT Urgente
    Oeste MT Urgente
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
Janaina Riva é de direita
Presidente do partido em MT diz que decisão foi pactuada com as bancadas e avalia cenários com Fagundes, Pivetta e Jayme

A deputada estadual Janaina Riva, presidente do MDB em Mato Grosso e pré-candidata ao Senado, reafirmou que o partido já decidiu caminhar com a direita nas eleições deste ano. O posicionamento repete a postura adotada em 2022, quando, mesmo com a candidatura presidencial de Simone Tebet pelo MDB, Janaina declarou apoio a Jair Bolsonaro no estado.


A declaração foi feita no programa Roda de Entrevista, da TV Mais News, exibido na quinta-feira (12).

“Na eleição passada, apesar de o MDB ter tido a candidatura da hoje ministra Simone Tebet, eu já tinha dito ao presidente que caminharia com a direita, porque, no estado, nós tínhamos um alinhamento político e partidário com os demais partidos. Para nós do MDB, seria mais confortável caminhar com o presidente Bolsonaro. Isso foi respeitado”, relembrou.

Decisão conjunta para evitar racha


Segundo Janaina, a definição não foi individual. O alinhamento à direita foi debatido com as bancadas federal e estadual, para evitar divisões internas.

“Eu não posso decidir sozinha. Já deliberamos com os deputados que o partido deve caminhar com a direita, para não entrarmos rachados no processo eleitoral”, afirmou.

Ela também destacou que o posicionamento do MDB mato-grossense difere do Nordeste, onde a maioria da legenda integra a base do presidente Lula (PT).

Cenário aberto e possíveis alianças

Apesar da diretriz ideológica, o tabuleiro eleitoral ainda está indefinido. Entre as possibilidades:


  • Wellington Fagundes (PL), senador e sogro de Janaina, como nome ao Governo — hipótese que enfrenta resistência de parte do eleitorado bolsonarista.

  • Otaviano Pivetta (Republicanos), vice-governador e pré-candidato ao Palácio Paiaguás — cenário dificultado pelo rompimento político entre Janaina e o governador Mauro Mendes (União), principal apoiador de Pivetta e possível candidato ao Senado.

  • Jayme Campos (União Brasil), que cogita disputar o governo — alternativa que esbarra na falta de consenso dentro da própria legenda.


Prioridade: a vaga ao Senado


Independentemente da composição, a prioridade do MDB é viabilizar a candidatura de Janaina Riva ao Senado. Por isso, a tendência é que a definição sobre alianças fique para o segundo semestre, próximo às convenções partidárias.

O partido mantém a diretriz clara: caminhar à direita — mas com cautela na escolha do palanque.


Comentários


bottom of page