top of page

Morre aos 104 anos Dona Maria, mãe do ex-governador Dante de Oliveira

  • Foto do escritor: Oeste MT Urgente
    Oeste MT Urgente
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura

Professora e figura respeitada em Mato Grosso, ela acompanhou de perto a trajetória política do filho, líder das Diretas Já


Morreu aos 104 anos, na tarde desta segunda-feira (12), Maria Benedita Martins de Oliveira, mãe do ex-governador de Mato Grosso Dante de Oliveira. A informação foi divulgada pela família apenas no período da noite. Carinhosamente conhecida como Dona Maria, ela era considerada uma referência de respeito e lucidez no Estado.


A família não informou a causa da morte. Em razão da idade avançada, Dona Maria apresentava saúde fragilizada e recebia acompanhamento médico por meio de homecare. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre velório e sepultamento.


Pesar


O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, lamentou a morte da centenária e manifestou solidariedade aos familiares.

“Deixo meus sentimentos à família e aos amigos, com o desejo de que Deus conforte o coração de todos neste momento tão difícil”, declarou em nota.

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama Samantha Iris também expressaram pesar pelo falecimento.

“Nos solidarizamos com todos os familiares e amigos neste momento de dor, especialmente com os descendentes de Dante de Oliveira, na certeza de que a memória, os ensinamentos e a força de Dona Maria continuarão vivos no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-la”, destacou o prefeito.

Histórico


Nascida em 1º de maio de 1921, no município de Poconé (MT), Maria Benedita Martins de Oliveira foi professora formada pela Escola Normal. Casou-se com o advogado Sebastião de Oliveira, conhecido como Doutor Paraná, com quem teve sete filhos, entre eles Dante Martins de Oliveira, ex-governador do Estado e uma das principais lideranças da redemocratização do Brasil.

Dante de Oliveira faleceu em 2006, aos 54 anos, em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia. Dos sete filhos do casal, três já faleceram, enquanto quatro seguem mantendo o legado da família.


Figura respeitada na família e na comunidade, Dona Maria destacou-se pela longevidade, lucidez e participação ativa na vida social e cívica, mantendo inclusive o hábito de votar mesmo após completar 100 anos de idade. Ela acompanhou de perto a trajetória política do filho, autor da histórica Emenda das Diretas Já, símbolo da luta pela redemocratização do país.


Dona Maria deixa, além dos filhos, netos, bisnetos e uma tataraneta, consolidando um legado marcado por educação, valores familiares e compromisso com a cidadania.


Comentários


bottom of page