top of page

“Musa” do crime em MT entra na lista nacional dos mais procurados

  • Foto do escritor: Gutemberg Araújo
    Gutemberg Araújo
  • 30 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Condenada a seis anos de prisão, Carolina Gomes de Brito passou a integrar a lista do Ministério da Justiça


Carolina Gomes de Brito
“Musa” do crime em MT

A mato-grossense Carolina Gomes de Brito passou a figurar na lista nacional de criminosos mais procurados do Brasil, divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).


Conhecida pelos apelidos de DBX, Katleia, Debochada e Isabelle, Carolina foi condenada a seis anos de prisão por roubo majorado, crime ocorrido em 2019, conforme decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).


De acordo com o processo, Carolina e outros envolvidos foram responsabilizados por crimes contra o patrimônio, em concurso formal, previstos no artigo 157 do Código Penal. As ações criminosas ocorreram no município de Tangará da Serra, no interior do estado.


Atuação criminosa no interior

As investigações apontam que o grupo saía de Cuiabá com o objetivo de cometer roubos em cidades do interior de Mato Grosso, estratégia que dificultava a identificação imediata dos envolvidos.


A inclusão do nome de Carolina na lista nacional ocorreu no sábado (27), quando a Senasp atualizou o cadastro de foragidos considerados de alta periculosidade.


Outros mato-grossenses na lista

Além de Carolina Gomes de Brito, outros nomes de Mato Grosso também aparecem na relação divulgada pelo Ministério da Justiça. Entre eles estão lideranças de facções criminosas e suspeitos de crimes violentos.


Um dos destaques é Raffael Amorim de Brito, acusado de assassinar a tiros o sargento da Polícia Militar Odenil Alves Pedroso, de 47 anos, em 28 de maio de 2024.

Também constam na lista:

  • Gilmar Reis da Silva, conhecido como “Vovozona”, apontado como líder de facção criminosa;

  • Jonas Souza Gonçalves Júnior, o “Batman”, considerado o terceiro na hierarquia de um grupo criminoso;

  • Brhendow Olliom Bispo Moreira, Leonardo Dias de Araújo, Marítssa Ingridy da Silva Rodrigues, Pedro César de Jesus e Tiago Teixeira da Silva, todos investigados por homicídios.


Programa Captura

A lista integra o Programa Captura, iniciativa coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, que tem como objetivo localizar e prender criminosos considerados de alto risco à sociedade.


Atualmente, o programa reúne 216 foragidos em todo o país. Os nomes são indicados pelos órgãos de segurança estaduais e a relação é atualizada periodicamente, conforme prevê a Portaria MJSP nº 570/2023.


Comentários


bottom of page